O que é Coaching

Muitas pessoas ouvem falar, mas sei que nem todas têm clareza sobre o que é de fato um processo de Coaching.

O Coaching, segundo a Sociedade Brasileira de Coaching®, tem como definição básica ser um “processo que visa aumentar o nível de resultados positivos de indivíduos, times ou empresas por meio de uso de técnicas e ferramentas conduzidas por um profissional habilitado (o coach) em parceira com o ciente ou coachee. Esse processo é extremamente efetivo para a elevação de desempenho, aumento de autoconsciência, foco em resultados, otimização de estratégias de pensamento, sentimento, decisão, focar fortemente em ação e aprendizado, com melhoria contínua e consequente aumento de conquistas e resultados.”

A palavra coach, de origem inglesa, surgiu na Hungria no século XVI para designar carruagens que traziam uma novidade: amortecimento nas 4 rodas, o que representava um conforto e um luxo para sua época. A partir de então, surgiu uma metáfora para coach, ou tutor, que, assim como as carruagens, era aquele que dava direção e conduzia pessoas aos caminhos do conhecimento.

O percursor do Coaching foi Tim Gallway, treinador esportivo, ex-tenista, que observou a necessidade de trabalhar a parte comportamental e motivacional dos atletas. Com base na sua experiencia como tenista, ele lançou em 1974 o livro “The Inner Game of Tennis” e até hoje ministra cursos sob o nome ou a marca The Inner Game mundo afora, em que ele destaca haver dois principais adversários no camino do nosso sucesso quando visamos alcançar um objetivo: o adversário exterior e o adversário interior (nós mesmos).

Com o tempo, a técnica, as ferramentas e a filosofia do Coaching foram sendo divulgadas, implementadas e seus resultados comprovados.

Hoje, os processos de Coaching tornaram-se mais facilmente encontrados, e há muitos profissionais capacitados a auxiliarem seus clientes, nas diferentes vertentes do Coaching.

coaches atuando em varias especialidades, frentes, ou nichos, como os profissionais da área denominam entre si. Há coaches de emagrecimento, de relacionamento, para quem deseja ser aprovado em concurso público, para quem procura melhorar seu relacionamento amoroso, encontrar um parceiro(a), sair na carreira, trabalhar autoestima, desenvolver a criatividade, etc. Para qualquer tema que você imaginar, haverá um coach atuando na área.

Antes de prosseguirmos, é interessante esclarecer a nomenclatura utilizada, que por estar em língua estrangeira, muitas vezes é utilizada de modo equivocado pelas pessoas:

Coaching é o processo, a técnica. Deste modo, uma pessoa não pode ser Coaching, pois ela não é o processo em si. Dizer que fulano é Coaching seria como dizer que o chef é a culinária.

Coach é o profissional que aplica o processo no seu cliente. Então, aqui, sim, podemos chamar a pessoa de Coach. Eu, por exemplo, sou Coach de Autoconhecimento Criativo (e não Coaching!)

Coachee é a pessoa que passa pelo processo. Como um trainee, é quem recebe o treinamento, ou a técnica do profissional habilitado a aplicá-la.

Ilustrando, temos:

 

 

O coaching, diferente da Terapia, é um processo com principio, meio e fim.

Ele normalmente tem um número pré-definido de sessões, e trabalha com um objetivo específico.

Além disto, outro diferencial é que entre uma sessão e outra o cliente deverá promover mudanças de atitudes e ações, de modo a testar como novos movimentos, distintos daqueles que ele vinha praticando até então, trazem resultados e respostas inéditas.

O coaching é a menor distância entre você e seu objetivo.

Porque por meio dele, você trabalhará na materialização do seu sonho, seja ele qual for, de forma focada e inteligente.

O processo de coaching costuma trabalhar com 5 pilares:

Foco: saber onde se quer chegar, ter (como Napoleon Hill dizia) um objetivo bem definido em mente. O coach auxilia você na definição de um objetivo que, além de ser importante pra você, faça você crescer e se tornar a pessoa que você tem que ser para ter aquilo que deseja alcançar.

Planejamento: desenhar o melhor caminho, ou seja, aquele que é perfeito para você. Existem muitos caminhos, porém só você sabe, no fundo, qual deles fará sentido na sua jornada. Sua trilha será traçada junto com seu coach, de modo que ela tenha a paisagem que você escolher

Ação: o processo inteiro é baseado em mudança de atitudes, hábitos e comportamentos. Você já tem tudo o que precisa para dar o passo que precisa dar. Seu coach o encorajará a fazer isto na direção certa, da maneira que seja mais inteligente e produtiva para você.

Melhoria contínua: o caminho é ardiloso, e certamente tirará você da sua zona de conforto. Olhar para seus limites e superá-los nem sempre é algo doce e tranquilo. Pode ser que doa, pode ser que incomode. Seu coach estará ao seu lado para lembrá-lo por que você entrou nesta aventura, e para auxiliá-lo a continuar e seguir em frente, melhor, mais focado e mais forte do que nunca

Resultado: onde você deseja chegar. Porém, durante o processo, você provavelmente descobrirá que se transformou em outra pessoa, mais forte, mais autoconfiante, mais capacitada a conquistar o que quiser. Isto tudo mostrará que a jornada é sempre mais importante do que o resultado, já que é na jornada que você cresce, evolui, e se reencontra com sua máxima potência de ação e realização.

 

Ilustração dos 5 pilares do Coaching:

O processo pode ter duração variável, e normalmente tem 10 sessões. Mas pode ter 3, 5, 8, 12, dependendo das suas necessidades e da técnica do seu coach.

Quando iniciei minha carreira de coach, meus processos contavam com 10 sessões. Hoje, avalio caso a caso, de acordo com os objetivos do cliente, sua consciência a respeito do seu potencial, e seu autoconhecimento.

O processo de Coaching tem se mostrado uma ferramenta muito rica e poderosa, e meus clientes relatam resultados muito positivos e satisfatórios ao final de cada processo.

Hoje, trabalho também com processos combinados, de Coaching com mentoria e terapia, nos quais utilizo ferramentas diversas de acordo com aquilo que o cliente deseja e precisa desbloquear, curar, trabalhara e alcançar.

As principais transformações que costumo trabalhar são descritas neste artigo.

Para saber mais, entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

 

 

Gostou do blog e da mensagem? Deixe um comentário! Compartilhe com seus amigos, e nas redes sociais usando os botões abaixo.
E clique no quadradinho abaixo para ser avisado quando novos artigos forem postados por aqui!

Gratidão pela visita!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *