Um dos assuntos mais interessantes no meu treinamento de coaching foi o que eles chamaram de “segredo da juventude”. Isto, misturado à Psicologia Positiva, abriu minha cabeça para várias mudanças de perspectiva.
Eu sempre ouvi que é importante fazermos coisas diferentes, sairmos da rotina. Mas nunca tinha entendido o porquê. E, como uma boa taurina-que-ama-rotina, achava este papo uma grande balela.
O fato é que nosso cérebro é tão inteligente, que quando repetimos as mesmas conexões, os mesmo hábitos, a mesma rotina ele age no automático. E sabe o que isto quer dizer? Que se não vivenciamos aquilo que estamos fazendo, não saboreamos a experiência.
Já teve aquela sensação de ter feito algo sem se dar conta? De não se lembrar se fechou o carro ou não? É exatamente isto. O agir sem precisar pensar.
E onde entra o tal segredo da juventude aí?
Fazer coisas diferentes (ou fazer as mesmas coisas, porém de uma maneira diferente) cria novas conexões em nosso cérebro, gera novos caminhos e a sensação de uma nova realidade.
Por que você acha que para curtir as férias você TEM que viajar e sair da rotina? Simples: porque se você fica em casa fazendo o mesmo de sempre, o tempo passa e você nem sente. As coisas acontecem e você tem aquela sensação de que não fez nada de útil. Tudo isso porque você não presenteou seu cérebro com novas experiências, ele ele não precisou trabalhar, e você não aprendeu nada diferente.
Esta semana uma amiga resolveu comemorar seu aniversário em plena terça, e me avisou na segunda. Ao fim do dia.
Eu sou daquelas pessoas que precisam se programar com (bastante) antecedência. Já tinha uma agenda pronta para a noite de terça: um Happy Hour com velhos amigos e um novo coachee para atender na sequência. Mas aceitei o desafio de abraçar o novo. Reorganizei a agenda, fui no Happy Hour e em seguida fui ao aniversário dela.
E foi uma das experiências mais agradáveis que tive nos últimos tempos. Ambiente delicioso, comida gostosa e o melhor, conheci pessoas interessantíssimas, cheias de planos, vida e conteúdo.
Novas conexões alimentam o cérebro e a alma. Aprender é aquilo que o ser humano sabe fazer de melhor. Aprender é um néctar da juventude, pois nos traz novas sensações, perspectivas, novos cenários. Novos sons, sabores e imagens.
Enfim, fazer diferente faz mesmo toda a diferença.
Você não precisa ir muito longe para presentear-se com algo novo. Qual oportunidade vive batendo à sua porta para a qual você segue dizendo não? Talvez seja hora de abrir esta porta agora!