O que você faz quando tudo dá errado?
A antiga Ana (aquela de umas duas semanas atrás, porque estamos sempre nos renovando, né?) tinha uma necessidade gigante de controle. Queria que as coisas fossem previsíveis, e saíssem exatamente do jeito planejado.
Afinal, é pra isso que a gente quebra a cabeça fazendo planos e projetos, certo?
Errado!
Planos, metas, objetivos e ferramentas do gênero servem para nos mostrarem a direção de onde queremos ir. Eles são instrumentos para nos servir. E não o contrário.
Você é livre para criar, melhorar, reinventar, mudar de ideia, descobrir um novo e melhor caminho – mesmo que seja no meio da caminhada.
E se partirmos do princípio de que nada acontece por acaso, teremos consciência plena de que, como diz a música do Titãs, “o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído…”
Esta semana acordei sem voz, em plena quinta feira.
Agenda lotada, mil coisas pra fazer. Lançamento do A Volta ao Meu Mundo na semana que vem, com direito a um evento presencial de confraternização em SP comigo (oba! adoro trocar abraços!) e com a coach Mazé Neves em Franca; vários novos produtinhos de coaching saindo do forno; cursos e formações que estou prestes a começar a fazer… enfim, ficar sem meu instrumento de trabalho, a voz, estava totalmente fora dos meus planos.
Mas aí eu me lembrei de uma frase da Bíblia que minha mãe costumava dizer: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”, e escolhi aceitar a lição recebida com alegria e acolhimento.
Muitas vezes queremos controlar tudo, e a vida nos mostra outro caminho.
Com a agenda cheia, tive que remanejar meus clientes, e acabei aproveitando para, mais uma vez, aprender a acolher aquilo que a vida escolhe me dar.
Fácil? Não exatamente.
Mas é um exercício diário de aceitação e confiança. De nos lembrarmos que existe uma Sabedoria Infinita que enxerga bem além da nossa visão míope.
Resultado? Trabalhei em projetos que estavam parados, por conta da correria com a agenda cheia, estudei coisas que fazia tempo que não recebiam minha atenção, e separei um tempinho para cuidar da pessoa mais importante da minha vida: eu 🙂
Dois clientes novos receberam minha total atenção, e aproveitei para aprender uma técnica de meditação nova incrível com uma amiga-parceira.
Da próxima vez em que você sentir uma vontade enorme de reclamar que deu tudo errado, lembre-se: pode ser a vida, carinhosamente, levando você por outro caminho, que o guiará a um destino incrível, com resultados extraordinários, jamais imaginado por você.