Como você escolhe embarcar na vida?

Estava aqui pensando outro dia, e percebi que existem dois tipos de pessoas.

Os Agentes de Viagem e os Guias Turísticos.

Os Agentes de Viagem sabem praticamente um pouco de tudo, conhecem a teoria de cor e salteado, mergulham em todos os mares. E quando algo lhes escapa, eles imediatamente pesquisam, leem, trocam uma ideia com um colega e voltam com a informação solicitada.

Estão sempre prontos para responder, com varias alternativas. Eles traçam roteiros incríveis pra você, retransmitem informações fantásticas, sabem os pontos principais, e os passeios imperdíveis, segundo a opinião pública, de cada roteiro.

Os Agentes de Viagem têm o mundo em suas mãos, e às vezes até parece que o globo é pouco para eles. Seguem regras de mercado, possuem um modus operandi parecido uns com os outros, são mais estruturados e muito provavelmente o atenderão em qualquer demanda que você apresentar.

Agentes de Viagem são generalistas, estão sempre prontos para atenderem as necessidades da sua razão.

 

Já os Guias Turísticos sabem muito, mas daquilo que já viveram, contam histórias pessoais, conhecem muito bem a sua praia. Quando algo lhes escapa, eles imediatamente ligam para um amigo e voltam com a informação solicitada, mesmo que seja o telefone de outro guia, que poderá auxiliá-lo melhor se aquilo que você busca está fora do seu território de atuação .

Costumam sempre ser presentes e generosos, partilhando seus achados com o coração aberto. O maior prazer de um Guia Turístico é levar você àquele local especial que ele descobriu outro dia, e fazer com que você tire o máximo proveito daquela experiência especialmente desenhada pra você.

Guias turísticos não seguem regras, eles fazem as próprias regras. Não se fecham num formato específico de trabalho, e deles é exigida uma maior criatividade: se no dia marcado chove, eles prontamente inventam um novo passeio. Tão especial quanto o previamente combinado.

Guias turísticos são especialistas, e estão sempre aptos a atenderem as necessidades do seu coração.

 

Para refletir: 

Que tipo de pessoa você tem sido?

Este é o papel que você quer ter na sua vida, no seu trabalho e para seus clientes neste momento?

 

Importante:

  • Não há resposta certa;
  • O mundo precisa de ambos, tanto dos Agentes quando dos Guias;
  • Estas duas figuras foram usadas aqui somente de modo ilustrativo (ambas são incríveis, especiais e necessárias);
  • Você pode querer atuar de um modo hoje e de outro amanhã, apenas certifique-se de que você está se divertindo!



  • Adorei a viagem e as duas comparações. E é como vc disse: acho que temos um pouco de cada. Um dia somos um, noutro o outro! E vamos ajustando, conforme a necessidade do dia, da situação. Acho que é isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *