Deixar de reclamar vai mudar a sua vida!

Anteontem lancei um desafio para a minha Lista VIP do WhatsApp.

Aliás, andei fazendo uma reciclagem por lá e pude perceber como qualidade transcende quantidade. A lista está maravilhosa, dinâmica, participativa, e tenho observado as pessoas aproveitando ao máximo as oportunidades de trabalharem em si mesmas, com determinação, afinco e consistência. É lindo ver quando alguém leva a sério o trabalho do seu autoconhecimento.

Costumo dizer que é necessário levarmos nosso autoconhecimento a sério para que possamos ter uma vida leve e divertida.

Para quem não está na lista (e pode entrar a qualquer momento se cadastrando aqui), o exercício proposto foi o seguinte:

Enviado à lista VIP do WhatsApp na terça, 26/12 às 22:59

Estou aqui estudando (sim, pra mim é um verdadeiro hobby) e tinha que compartilhar este exercício com vocês!
Principalmente porque:
1. É tempo festa, ou seja, de reencontros e de revermos a família, o que pode causar alguns incômodos e trazer velhas feridas à tona;
2. O ano novo se aproxima e fechar ciclos e substituir um hábito mequetrefe por outro fortalecedor vem muito bem a calhar;
3. Você simplesmente merece estar aberto, renovado para viver e atrair a abundância!

O exercício é o seguinte: simplesmente ficar os próximos 7 dias sem reclamar!
De absolutamente nada! Nem em pensamento!

E depois me contar o que mudou na sua vida 😉

Topa o desafio?

Praticamente 90% dos inscritos na lista aceitaram!

E estamos hoje no segundo dia do desafio.

Se você está chegando agora, é muito bem-vindo para começar! Tenho certeza de que uma verdadeira revolução em muitos sentidos se dará em sua vida quando você aceitar e começar a encarar o desafio de se observar e entender o que anda passando por sua cabeça!

Podemos reprogramar seu sistema de hábitos, de crenças, e melhorar a qualidade dos seus pensamentos, sentimentos, palavras, ações…

É um valiosíssimo exercício, e aqui, você tem a oportunidade de começar a fazê-lo agora mesmo.

Seu investimento? Vontade e tempo. De ser melhor. De evoluir. De se conhecer mais a fundo.

Vamos?!

Curte meus conteúdos e quer me pagar um café? Clique aqui!



  • Bom dia Ana paula!!
    Bem ontem comecei junto com vc este desafio…rs Foi muito interessante, pq de alguma forma, eu só me peguei reclamando 2 vezes…e qdo ia reclamar…parava e lembrava do nosso desafio… Foi tranquilo….até o momento que já era quase meia noite e o vizinho dando uma festa, numa cantoria alta…eu não resisti..e gritei…kkkkAi a festa acabou e pude dormir!
    Tem hora que fica complicado não reclamar…kkkkkk
    Bjs dourados!
    Wilze

    • Reclamar é diferente de fazermos valer aquilo que é importante para a gente. Reclamar normalmente nos coloca na cadeira de vítima, pois reclamamos e nada fazemos para resolver a situação.
      Deixo aqui uma reflexão para você: será que seu grito de liberdade foi realmente uma reclamação ou uma ação, Wilze? 😉

      • Hj compreendo que foi uma ação!!!
        Descobri nestes dias de desafio um personagem…Um general que a tempos existia e eu não conseguia encarar…

  • Oi!
    Como te falei por lá no WhatsApp, passei o dia focada e não reclamei. Mas no final do dia derrapei feio, devido a um problema de trabalho. Porém a noite consegui pensar sobre o que me levou a reclamar e hoje de manhã já coloquei em prática a sua orientação de anotar tudo que me faz reclamar constantemente! Está sendo um exercício maravilhoso.

    • Que maravilha poder acompanhar este movimento ao seu lado, Eliane! Tenho certeza de que em breve teremos muitas descobertas e milagres para celebrarmos!
      Muito bem! Continue focada!

  • Dia 1 – Esqueci que tinha topado o desafio na noite anterior e já comecei reclamando em pensamento, por ter que acordar cedo, pelos ônibus continuarem lotados mesmo nas férias… rs. Aí achei que seria humanamente impossível ficar 7 dias sem reclamar, até que o áudio da Ana confortou meu coração (como sempre 🌟). Depois que me conscientizei de que minha escolha era não reclamar foi ficando mais leve, apesar de eu ter que fazer bastante esforço pra lembrar e me manter no trilho.

    Dia 2- Coloquei no alarme do celular a palavra GRATIDÃO, me lembrar de agradecer assim que acordar. Hoje acordei agradecendo por ter trabalho, por ter saúde, pela abundância e pelas bençãos que me cercam.

    • Que movimento magnífico, Li! Gentileza e amor com seu processo podem deixar tudo mais leve, não é mesmo? No começo é tudo muito novo, uma nova forma de pensar, e sei que temos um sistema já formado que roda no automático. Mas aos poucos conseguimos desenhar novas formas de pensamento, novas conexões e sinapses no cérebro que conduzem a formas de sentir, pensar e falar mais alinhadas com o coração, com o amor que somos 🙂
      Gratidão por escolher trilhar o caminho das lentes do amor! É muito bom ter você a bordo neste desafio – e na minha vida!
      Com carinho,
      Ana

  • Oi Ana querida dia um e dia dois desafiadores para lembrar de não reclamar..mas desafio é exatamente isto..superar e superar. Muito obrigada pelas dias e esperando dia três! 😛 um grande 💋e parabéns pelo trabalho Carla Manso 🙏

    • Conheço você, Carla, e sei que é movida a desafios – e tira todos de letra!
      Assim, estou muito alegre com sua participação e sei que os resultados serão maravilhosos por aí 😉

  • Bom dia Ana!
    Dia 1 foi bem desafiador, porém conseguir me manter no trilho,.
    Dia 2 no final do dia me percebi na dúvida se estava reclamando de uma situação ou se estava colocando meu ponto de vista, agindo pra melhorar uma situação. Então hoje quando escutei seu áudio falando exatamente sobre essa dúvida, fiquei bem mais aliviada, continuo no trilho rsrsr
    Gratidão por ser essa luz linda em nossas vidas!❤

    • Amo a maneira como estamos todos conectados, e como a resposta perfeita nos chega sempre que precisamos!
      Você está passando por um desfio e ainda assim tem se permitido vibrar amor, e olhar para tudo com fé e confiança! Admiro demais sua força e estou aqui, sempre vibrando amor e Luz para você, sua família e sua mãezinha.
      Honrada por ter você dedicada a este exercício tão especial que me foi intuído compartilhar com vocês!
      Gratidão por ser quem é!

      • Não consigo pensar em outra palavra pra te dizer que não seja essa , GRATIDÃO 💖 GRATIDÃO 💖GRATIDÃO 💖GRATIDÃO 💖

  • Dia 3- Acordei e me lembrei de agradecer (👏🏽👏🏽). De manhã despencou uma chuva na hora de sair de casa, e não dava pra esperar passar. Automaticamente o primeiro pensamento foi… uma reclamação 😶 mas em seguida me lembrei da vibração que eu queria manter, e mesmo com a “aventura” que foi chegar ao trabalho não me incomodei mais. E no áudio de hoje, providencialmente, você nos lembrou de agradecer pela chuva 🌟
    O dia seguiu mais leve, com expediente mais curto, com gratidão e certeza de estar aprendendo muito com este exercício. ❤️

  • Simplesmente estou impressionada com o meu controle com relação ao exercício.Muito mágico enxergar o quanto podemos mudar nossa realidade, apenas deixando de lado hábitos desnecessários, como esse de reclamar. Até ao quarto dia, vire e mexe eu deslizava mas rápido conseguia me alertar a voltar pro trilho, hoje já estou sentindo muito mais facilidade e leveza , tenho tido quase zero deslizes, é como se os resultados dessa prática me fissesem esquecer o hábito de reclamar, tendo em vista que esse hábito não me conduzia a nenhum resultado feliz, ou que me fizesse feliz ou alguém feliz. Vejo claramente as mudança em mim e nas pessoas com quem convivo quando mudo esse pensamento.

  • Ana foi maravilhoso o desafio, eu fiquei em agradecer, olhar para tudo que fosse positivo, mesmo que em situações que eu queria “reclamar”. Foi desafiador, mas bem gratificante. Obrigada por tudo que você faz neste grupo magnífico. Muita gratidão por ter você na minha vida. Um anjo de luz!

    • Somos todos anjos, e amo este trabalho de lembrá-los de que têm asas!
      Que você voe cada vez mais alto, com leveza, alegria e fazendo festa em cada nova experiência!
      Gratidão por ter você neste lindo caminho do autoconhecimento criativo ao meu lado!

  • A partir deste exercício, passei a me abservar e constatei q reconstrui caminhos novos em antigas e desgastadas relações.
    Agradeço o seu amor.💖💖💖💖

    • Uau, isto é MUITO maravilhoso e especial!
      Novas lentes para antigos relacionamentos, lembrando que somos todos mestres um do outro. Quer dizer que você atingiu um novo degrau, graças à sua dedicação e observação de si mesma, Sandra!
      Parabéns!!!
      A sua coach aqui está orgulhosa 🙂

  • Me observei muito durante estes 7 dias, fiquei mais atenta aos meus pensamentos e notei que tinha o impulso de reclamar muitas vezes como maneira de aliviar a indignação, raiva, tristeza. E me convenci de que esse não é o melhor caminho, pois só me fazia vibrar na frequência desses sentimentos. Quando eu me conscientizo de que quero agradecer e enxergar algo bom em tudo, as bênçãos saltam aos meus olhos e consigo confiar que tudo acontece para o meu bem.
    No primeiro dia achei que seria impossível, porque tinha a reclamação como uma válvula de escape, mas realmente ela me torna ranzinza, deixa tudo nebuloso e pesado e não trás mudanças positivas.
    Me proponho a continuar cuidando de meus pensamentos em prol do meu equilíbrio, alegria e leveza.
    Gratidão por esse exercício tão mágico, Aninha! ❤️

    • Como é gratificante ver os resultados que pessoas como você, Li, são capazes de conquistar em tão pouco tempo.
      esta nova percepção do seu ser, no pensar, sentir e falar vai se moldando a uma Eli mais leve, alegre e plena, capaz de se sentir bem na própria pele e em paz com seu mundo interior independente do mundo exterior.
      Este é o caminho!
      Parabéns por seus resultados!!!

  • Participar deste desafio trouxe muitos novos olhares!…Muitas coisas que ainda vão reverberar mais algum meses…Ele se deu enquanto eu faço mais uma viagem de autoconhecimento e veio colaborar com muitas descobertas…Gratidão Ana Paula por este presente!
    Celebro sua vida e desejo inúmeras bênçãos para seus dias!

  • Foi muito bom principalmente por ter conseguido desligar meu piloto automático e ter prestado mais atenção aos meus pensamentos, palavras e ações. Não foi nada fácil, não, porém aprendi que não adianta reclamar de comportamentos que a outra pessoa não está disposta a mudar. Ou eu mudo minha forma de olhar o outro ou eu olho para outro lado. Tudo depende única e exclusivamente de mim.

    • Maravilhoso mergulho, Dora! Percepções muito pertinentes, que sendo consideradas nos seu dia a dia, farão maravilhas e trarão um crescimento e uma evolução sem precedentes! Parabéns por estar abraçando com tanto carinho a autorresponsabilidade!
      Coach radiante aqui! 🙂

  • Bom dia!

    Ontem foi o sétimo dia do desafio sem reclamar e claro que vou continuar, uma vez que faz bem pra mim e para o outro!
    Ontem, tive visita e fiquei quase o dia todo assistindo filmes,Acho que não ouve desafios, kkk…
    Mais hoje precisei ir ao Banco renovar o cartão do benefício e enfrentar a lotação de pessoas, a maioria idosos com o mesmo problema de cartão vencido, hahaha
    É um desafio mais como eu confio nas pessoas e eu acabo sempre passando direto por conta da tal prioridade que eles me dão, então tudo se resolve logo. Vou ter que voltar ao Banco final do mês pra buscar o novo cartão… Existe uns estresse básico por falta de vaga e multidões do meu tio, mais procuro não absorver isso p/mim…

    Gratidão, Ana, por nós dar esse presente, seu tempo, seu brilho, seu autoconhecimentocriativo e com o tempo consequentemente vamos iluminar o outro perto de nós. 😉

    • A oportunidade de colocarmos a teoria em prática sempre aparece, né, Dhone?
      Tenho acompanhado seu processo de perto e é maravilhoso ver sua evolução e sua abertura para o novo.
      Continue assim! Realmente seu brilho é capaz de iluminar quarteirões – adoro saber que você começa a se dar conta disto.
      Sorria mais, celebre mais, e espere milagres!

  • Oi Ana, dos 7 dias 4 com muito sucesso (os quatro primeiros), 2 com pequenos vacilos e 1 me entreguei( me sabotei) às minhas reclamações.
    O bom do exercício:

    1. Realmente eu consigo viver sem reclamar dos outros, das arvores, dos mosquitos, da água salgada do mar, dos meus gatos rss. Alias esta experiência foi muito boa não reclamar de coisa alguma;
    2. Consigo lembrar com clareza quais foram os momentos que me fizeram perder o passo e o compasso para começar a reclamar;
    3. A maioria das minhas reclamações são de coisas tão insignificantes perto das coisas bacanas que a vida nos oferece. Falo com certeza mas não é fácil enxergar;
    4. Parar para pensar é muito bom;
    5. A esposa achou que eu estava doente pois não estava reclamando.

    • hahahaha adoroooo suas considerações, Adiel!
      Parabéns pelo ótimo trabalho – e por ter uma esposa sensacional como a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *