Exercícios diários de autoconhecimento no seu celular

Vocês pediram mais autoconhecimento na semana passada, então vamos lá!

Durante esta semana, todo dia vou postar um pequeno exercício pra você se observar e se conhecer um pouco melhor.
No final, talvez a gente abra o grupo pra partilharmos algumas sacadas 😉

Vamos lá?
Em tempo: para receber as mensagens no seu celular, é só clicar aqui!
Simples assim 😉

Exercício #1
(enviado em 21/01/19)
Durante o dia de hoje, perceba qual ou quais pensamentos aparecem e se repetem com maior frequência na sua mente.
Vá anotando sem filtrar ou tentar melhorar nada (mas anote, senão você irá se esquecer).

É só isso.
Pode parecer um pequeno passo pra você, mas garanto que será um grande salto pro seu autoconhecimento 🦋

Nota: arranjar um caderninho ou bloquinho pode ser bem recomendável pra você reunir seus estudos e pesquisas sobre você num lugar só e as informações não se perderem 😉

Ah, posso te pedir uma coisa?😊
Inscreva-se no meu canal do YouTube www.youtube.com.br/anapaulabarroscomvc
Estou preparando conteúdos bem bacanas com ferramentas de autoconhecimento e gestão de pensamentos e sentimentos pra você por lá!
Gratidão!!!

Exercício #2
(enviado em 22/01/19)
Hoje, você irá se perguntar o motivo de estar fazendo tudo que fizer.

Como assim, Ana?

Vamos lá: acordou e escolheu tal roupa? Pergunte-se: por que escolhi esta roupa?

Tomou café e comeu a mesma coisa de sempre, ou não tomou café da manhã? Pergunte-se: por que fiz assim?

Está indo pro trabalho? Pergunte-se @por que estou indo para este trabalho? Por que estou fazendo este caminho? Por que estou tocando este projeto, falando com estas pessoas, respondendo diretamente a este chefe ou atendendo a este tipo de cliente?@

Hoje será seu dia de “perguntação”.

Em algum momento em nossa infância, fomos desencorajados a questionar. 

O dia de hoje será pra você retomar o direito de usar esta ferramenta tão rica que é a pergunta.

Não se preocupe em responder a todas as suas perguntas. Mas permita-se questionar tudo que puder e tudo que se lembrar de questionar hoje a si mesm@ (atenção: é pra se perguntar as coisas de forma reflexiva, não é pra sair perguntando pros outros!)

Ao final do dia, faça anotações sobre como foi fazer o exercício, o que descobriu e como se sentiu fazendo isso.

O Exercício #3
(enviado em 23/01/19)
Você irá escolher ou definir um sonho pra você*

A pegadinha aqui é que o sonho é pra você (não é pros seus pais, pros seus filhos, pro cônjuge, pras crianças carentes, nem pra paz mundial).

P r a   V o c ê 

*permita-se brincar de sonhar, nada é definitivo ou escrito em pedra. Mesmo seus sonhos podem mudar depois.

Ah, e não vale pedir algo sem graça. Estamos falando do seu sonho!

Se tiver dificuldade, ou quiser uma ajudinha, faça a meditação da criança interior e peça pra ela te relembrar como sonhar. Você encontra a meditação guiada gratuita aqui: https://anapaulabarroscoach.com.br/2018/10/10/baixe-aqui-a-meditacao-guiada-gratuita/

Ao final, anote suas percepções, se foi fácil, difícil e o que veio à tona com este exercício.

O Exercício #4
(enviado em 24/01/19)
Controle remoto da mente

Você sabia que 

  1. A maioria dos seus pensamentos (cerca de 92%) não são realmente seus? (são algo que você ouviu na infância, que sua família vive repetindo, coisas que você ouve na mídia etc que sua mente gravou ou absorveu, e não são algo que você produziu – sua mente somente os está reproduzindo como um gravador)
  2. Mais de 99% das preocupações, coisas bizarras e terríveis que nossa mente imagina nunca se materializarão? (se não teríamos um vidente confiável em cada residência, não é mesmo?)

Com base nos pontos acima, o *Exercício #4* vem nos entregar um controle remoto da mente. 

O que é isso, Ana?!

Assim, ó:

Você ouve música que detesta? E assiste filmes que odeia? Não, né?

Então chegou a hora de parar de dar bola pra pensamentos que não te agregam, alegram nem fortalecem!
Como esta ideia chega aí pra você?!

Hoje, quando um pensamento vier, você vai se perguntar: *Esse pensamento que minha mente está me mostrando me ajuda em algo?*

📍Se sim, ok, deixe-o lá passeando pela mente.

📍Se não, pegue seu controle remoto e mude de canal, não dê bola pra ele e coloque sua atenção em algo que te faça bem (pense em algo que te alegra, ouça uma música, respire fundo, olhe pro céu)…. 

Apenas não leve seus pensamentos negativos tão a sério, nem todos são seus e – acredite – a maioria nem se tornará real!

Boa diversão!
Ana

O Exercício #5
(enviado em 25/01/19)
Ajustar a forma como você fala com você e cuida de você!

Outro dia estava observando como nós, humanos deveras espertos, poupamos nossos cachorros de um monte de alimentos que não temos dó de darmos a nós mesmos! (risos e mais risos, pode imaginar eu e o Lêoncio rolando de rir juntos aqui no tapete do DreamOffice)

Outra coisa curiosíssima que fazemos: somos uns crápulas sem escrúpulos, uns grosseirões ditadores com a gente em nossos diálogos internos (que é a forma como falamos com nós mesmos em pensamentos ou palavras), e com os outros somos bem mais gentis e fofifnhos…

Pode isso, Arnaldo?!
Nããããooooooo, gente! É penalidade máxima!!! Hahaha

Hoje você vai observar a forma como você fala com você.

Se não for melhor ou igual ao modo como você fala com as pessoas que mais ama, com seus bichos de estimação ou com aquela pessoa que você mais admira e por quem mais tem respeito no mundo, você irá reformular tudo isso e passar a se tratar como a pessoa mais importante e querida da sua vida (porque você é! Afinal: 1) sem você sua vida não existe e 2) você irá passar o resto da sua existência com você mesmo, melhor fazer as pazes com você então).

Uma vez a minha querida amiga Li Burity me disse uma frase que nunca mais esqueci (e vivo repetindo pra vocês, eu sei, mas nunca é demais): cuide de você como se você fosse sua filha / seu filho.

Vamos lá?!
Valendo!!!!!

Resultados da semana do autoconhecimento
(enviado em 26/01/19)
Percepções, questões e comentários!

Chegou a hora de olharmos para o trabalho que fizemos durante a semana.
Porque percebi que se fazemos um trabalho bonito de autoconhecimento e depois não olhamos para as mudanças pelas quais passamos, corremos um risco enorme de termos mudado sem nem nos darmos conta – o que traz uma sensação de não termos saído do lugar rs. 

Vamos lá?

Como foi fazer os exercícios pra você? Talvez você tenha tido alguma sacada sobre como você vinha funcionando, e pode ter feito algum pequeno ajuste no seu modo de pensar, sentir ou traduzir o que vê.
Qual foi sua maior descoberta sobre você essa semana com auxílio dos exercícios?

Tinha pensado em abrir o grupo (do WhatsApp), mas como somos muitos agora, convido você a postar seus comentários, percepções e questões neste link, onde iremos conversar sobre a semana do autoconhecimento neste fim de semana 😉

Gratidão!
Espero que você tenha se divertido e se observado tanto como eu por aqui 😍
Ana

Obs: semana que vem a programaçao do grupo volta ao normal

 



  • Gratidão minha linda inspiração Ana!! Incrível como vivemos sem nos dar conta das maldades que praticamos conosco. Estou me tratando com muito amor, e quem está perto está amando! A mudança interna é muito dolorida…mas depois que colocou “o trem nos trilhos” é só andar pelo mundo espalhando amor e fazendo: piuiiiiiiii!!!!

    • Que bom saber que você está praticando o autoamor dessa forma tão fantástica, Camila!
      É realmente uma reeducação ou reprogramação: substituirmos velhos hábitos por novos que nos levem pra perto de onde desejamos chegar e que nos sintonizem na freqüência que desejamos vibrar 🦋

  • Só tenho que agradecer por todos esses dias, nada melhor do que uma viagem para dentro de nós, vivemos tão atarefados que nem lembrando de nos observar, nos conhecer melhor. Foi uma experiência fantástica… Muito obrigada mesmo, gratidão por esse lindo trabalho ❤️

    • Parabéns pot ter se permitido fazer essa viagem pra dentro, Milla!
      Muitas pessoas passam a vida sem ter a coragem de fazer isso: porque no caminho do autoconhecimento, nós nos deparamos com muitas das nossas sombras. Mas são exatamente elas que nos dão a oportunidade de encontrarmos nossa força e nossa luz!
      Muito bom ter você a bordo!
      Gratidão por deixar seu feedback aqui 😍

  • Cada exercício simplesmente fez a diferença nos meus dias! Até refiz a meditação da criança interior no ônibus, mesmo não sendo o ambiente calmo que eu gostaria, mas me conectei ao amor incondicional da mesma forma 😍
    Cada convite e lembrete seu me ajudou a acalmar meus pensamentos, a saber o que é meu, silenciar o que não é e o que não me fortalece, a ter compaixão comigo – com a pura aceitação, como você me disse, rever minhas escolhas, escolher conscientemente e principalmente com o coração.
    Foi lindo e muito precioso! Gratidão pela generosidade, dedicação e inspiração que você é!
    Recebo, reflito, pratico e sou muito grata!
    Amo você! ❤️

    • Toda vez que leio um depoimento seu a qualquer exercício ou mergulho que você se propõe a fazer, eu me lembro daquele quadro da Escolinha do professor Raimundo (do Chico Anísio) em que ele dizia para um dos alunos dele: “queria ter um filho assim”.
      Você sempre me enche de orgulho por se permitir reencontrar suas partes mais lindas em cada dica, cada sugestão, cada ferramenta compartilhada.
      Você é e sempre será seu instrumento mais lindo de reencontro com seu Eu Soul, mas sou grata por de alguma forma poder auxiliá-la neste lindo caminho, Eli!
      Gratidão!!! amo você de montão 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *